Receita de Pipoca Doce

A maioria dos brasileiros adora o mês de junho, pois é quando acontece as famosas e deliciosas festas juninas. Aqui no Brasil a festa ocorre nos dias 13, 24 e 29 de junho, a seguir você vai entender porque nesses dias específicos.

A festa serve pratos típicas e também possui uma decoração especifica. Além disso, algumas brincadeiras são marca registrada da festança fazendo não apenas a cabeça das crianças, mas também dos adultos.

Receita de Pipoca Doce

Receita de Pipoca Doce

A festa possui tantas características especificas que as pessoas inclusive usam uma festimenta caipira. Isso tudo indica que está é uma festa muito alegre e que todo mundo que participa realmente entra no clima.

O que é a Festa Junina?

A festa junina está associada a três santos, sendo eles: Santo Antônio, São João e São Pedro, por isso as festas ocorrem normalmente nos dias desses santos. As comidas típicas, decoração utilizada e danças é uma mistura das culturas africana, européia e indígena.

As comidas mais populares da festa originalmente são a pipoca, canjica, bolo de milho, pinhão e quentão. Com o tempo outros pratos foram entrando para a culinário da festa, como por exemplo, cachorro-quente, maça do amor e pé-de-moleque.

Receita de Pipoca Doce para Festa Junina

Uma das comidas que sempre estão presentes nas festas juninas é a pipoca, seja ela doce ou salgada, não pode faltar! A maioria das pessoas só sabem fazer a pipoca salgada pois tem medo de queimar a pipoca doce.

Mas hoje vamos te ensinar uma receita bem simples de pipoca doce que não tem erro e você vai fazer a alegria dos convidados da sua festa junina. Preparados? Então vamos lá!

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de milho de pipoca
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e mistura tudo até formar a calda caramelizada que envolva os grãos de milho. Depois disso tampe a panela para quando os grãos começarem a explodir.

Receita de Pipoca Doce

Receita de Pipoca Doce

Durante as “explosões” dê algumas sacudidas na panela para que as pipoca subam e os grão desçam para explodir. Quando o barulho cessar significa que todos os grãos já explodiram e a pipoca está pronta.

Tome cuidado ao destampar a panela, pois o vapor da panela vai subir e pode acabar queimando a pele.

Dica para Não Deixar a Pipoca Queimar

A maioria das pessoas prefere não se arriscar fazendo pipoca doce pois tem medo de queimar toda a pipoca. Isso realmente é muito comum e mais fácil de acontecer do que quando você faz a pipoca doce. Por isso, separamos algumas dicas finais para você perder o medo e aproveitar essa deliciosa pipoca caramelizada.

  1. Se você tiver uma pipoqueira o seu medo já pode ser reduzido para 50%. A pipoqueira tem uma acessório que ajuda você a mexer a pipoca dentro da panela, diminuindo e muito o risco de você queimar a sua pipoca. Basta ficar mexendo o tempo todo até não escutar mais os estouros dos grãos.
  2. O fogo baixa pode ser o seu aliado se você não tem experiência em fazer pipoca caramelizada. Esse processo é mais demorado, no entanto vai diminuir o risco de você acabar se distraindo e queimando a pipoca.
Receita de Pipoca Doce

Receita de Pipoca Doce

  1. Não pare jamais de mexer ou sacudir a panela! Essa dica é fundamental para que tudo ocorra bem no processso de fazer pipoca.

Seguindo essas 3 dicas corretamente eu tenho certeza que a sua pipoca vai dar muito certo e deixar a sua festa junina muito mais deliciosa!

Comente (será moderado)