Receita de Bolo de Tapioca

A tapioca foi criada no norte do Brasil, mas hoje o alimento já é famoso em outros países. O alimento começou a ficar famoso em outras regiões com o aumento de pessoas que procuram um estilo de vida mais saudável. Hoje em dia, a tapioca é a queridinha do mundo fitness e logo você vai entender o motivo.

A tapioca é de origem indígena e é feito a partir da goma da mandioca. O alimento tem a aparência de uma farinha e é insípida, ou seja, a tapioca não tem gosto. O preparo da tapioca é bem fácil, basta esquentar um pouco em uma figideira, não é preciso óleo e nenhuma outra substância.

Receita de Bolo de Tapioca

Receita de Bolo de Tapioca

Conforme a tapioca for esquentando vai parecer uma massa de panqueca e você só precisa escolher o recheio e fechar a massa. A tapioca combina com qualquer tipo de recheio, tanto os doces, quanto os salgados.

Benefício da Tapioca

A tapioca oferece muitos benefícios para aqueles que a consome diariamente. Afinal, o alimento é muito recomendado pelos nutricionistas para pessoas que desejam perder peso ou até mesmo para aqueleuqe que pretendem apenas criar um hábito alimentar mais saudável A seguir vamos falar dos principais benefícios da tapioca:

Um dos principais benefícios do alimento é não conter glúten. Isso mesmo, a tapioca pode ser consumida por celíacos sem que o seu organismo seja agredido por está proteína. Além disso, a tapioca, que é um alimento natural, possui um baixo teor de sódio, não possui gordura e é rica em carboidratos de fácil digestão.

A tapioca é uma grande aliada e um dos alimentos preferidos das pessoas que estão em processo de emagrecimento. Isso acontece porque o alimento causa a sensação de saciedade nas pessoas.

Tapioca e suas Mil e Uma Utilidades

A tapioca pode ser preparada de diferentes formas, além do estilo “panqueca” original. Sim, é possível fazer outras receitas utilizando a tapioca. Vai depender do gosto de cada pessoa, mas você pode fazer pão de queijo de tapioca, bolinho de tapioca com carne seca, empanada fit de tapioca e muito mais. Tem receita para todos os tipos de gostos.

Uma das receitas mais deliciosas utilizando o alimento é o bolo de tapioca. E não se preoculpe, pois é muito fácil de fazer. A seguir vamos te ensinar como fazer um deliciosa bolo de tapioca sem nenhum mistério.

Receita de Bolo de Tapioca

Ao contrário do que muitas pensam, o bolo de tapioca é muito fácil de fazer, além de ficar muito fofinho. Confira!

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de tapioca
  • ½ xícara de coco fresco
  • 150g manteiga em temperatura ambiente
  • 5 xícaras de leite
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 ovos

MODO DE PREPARO

O primeiro passo é misturar a farinha de tapioca com apenas 3 xícaras de leite. Após misturar bem esses dois ingredientes, deixe que a farinha absorva bem todo o leite. Enquanto isso, você vai colocar em um liquidificador o restante do leite e o coco ralado até obter um líquido homogêneo por cerca de 2 minutos.

Receita de Bolo de Tapioca

Receita de Bolo de Tapioca

Em uma batedeira você vai juntar a manteria, os ovos e o açúcar por 10 minutos formando a clara em neve. Depois junte a clara em neve com a mistura de leite e coco e no fim acrescente a massa de tapioca já hidratada. Misture lentamente tudo.

Despeje o conteúdo em uma forma de bolo untada com manteiga. Leve a mistura ao forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 45 minutos. Ao perceber que o bolo de tapioca começou a dourar, já pode desligar o forno pois já está pronto. Depois disso basta deixar esfriar, desinformar e servir. Bom apetite!

Comente (será moderado)