Farinha de Banana Verde – Fortaleça seu Organismo de Maneira Natural

A banana é rica em carboidratos, vitamina A e C, fibras, sais minerais – potássio é o principal – contém triptofano, que auxilia na distribuição da serotonina nos sistema nervoso, o que atenua o mau humor e a depressão.

Porém, em sua forma verde, contém um elemento primordial para quem quer controlar o peso, ter o sentimento de saciedade e muitos outros benefícios, continue acompanhando a matéria para saber mais…

Farinha de Banana Verde: Benefícios

Farinha de Banana Verde

Farinha de Banana Verde. Imagem:divulgação

Em sua forma não madura, a banana verde possui o amido resistente, substância que passa direta pelo intestino delgado, ou seja, não é absorvido e nem digerido, e ao chegar no intestino grosso, é absorvido pelas bactérias ali existentes. Todo esse processo gera muitas substâncias que são absorvidas pelo nosso organismo, principalmente o intestino.

Sua absorção no organismo é bem mais lenta, o que não aumenta os níveis de glicose em forma de pico, mas de maneira gradual e equilibrada, além de não conter a sacarose, que é um açúcar natural da fruta gerado pelo amadurecimento do fruto verde.

Previne a Osteoporose

O pH intestinal é diminuído pelo consumo habitual do amido resistente, isso facilita a absorção de muitos nutrientes, principalmente o cálcio. A osteoporose tem suas chances diminuídas com a ingestão correta desse nutriente, que pode ser absorvido abundantemente com a inclusão da farinha de banana verde na alimentação diária.

Essa farinha é rica em fósforo, mineral importante para a formação óssea, o que ajuda diretamente também na prevenção da doença que atinge principalmente idosos.

Ameniza os Sintomas da Tensão Pré Menstrual e Depressão

Farinha de Banana Verde

Farinha de Banana Verde. Imagem:divulgação

Por ser rica em várias vitaminas, principalmente a B6 e o triptofano, a serotonina, que é conhecida por ser o neurotransmissor da felicidade, a farinha de banana verde é indicada para combater a depressão.

Também por ter um alto índice de fibras em sua fórmula, diminui o inchaço e cólicas comuns em muitas mulheres que sofrem com TPM.

Controla a Ansiedade

Pela quantidade de fibras presente em sua fórmula e também pelo amido resistente ser consumido de maneira mais devagar pelo organismo, a farinha de banana verde dá a sensação de saciedade para o organismo.

Por isso é tão indicada para pessoas que estejam em dietas ou reeducação alimentar, ela serve para regular as refeições em seus horários e dosagens corretas.

Inimiga da Diabetes

Farinha de Banana Verde

Farinha de Banana Verde. Imagem:divulgação

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, a banana verde em forma de farinha é muito indicada para pessoas que querem prevenir a diabetes ou que já possuem a doença.

A liberação de glicose no sangue é dada de maneira lenta e uniforme, o que mantém seus níveis equilibrados e sem os famosos picos de alta. A liberação de insulina fica menor, controlando a diabetes de quem já a possui e prevenindo naqueles que tem a tendência a desenvolvê-la.

Previne Câncer de Intestino

O corpo absorve todas as vitaminas e fibras presentes na farinha de banana verde, que acabam sendo digeridos de uma maneira natural, auxiliando no correto funcionamento do trânsito intestinal.

Com essa melhoria, o organismo fica mais preparado contra diarreias, intestino preso e alteração das células, o que causa o câncer de intestino.

Imunidade Forte

Ainda associada ao tópico anterior, com o correto funcionamento do intestino e suas funções, a imunidade fica alta. O estímulo da flora intestinal combate bactérias que podem adentrar no corpo humano por meio da alimentação e outras vias.

Regulariza Níveis de Colesterol

O colesterol que é utilizado no nosso corpo é desenvolvido primeiramente na digestão de alimentos, depois disso, ele retorna para o fígado para ser utilizado como uma nova bile.

Se a nossa flora intestinal hesita em funcionar de uma maneira adequada, esse colesterol não é absorvido corretamente, indo assim para a corrente sanguínea, ocasionando a hipertensão.

Para pessoas que sofrem com esse mal, o uso da farinha de banana verde atua diretamente na redução da produção desse colesterol gerado pelo fígado, ajudando também na eliminação por meio das fezes e urina. Tudo isso evita também o desenvolvimento de doenças mais graves como as cardiovasculares.

Como Fazer Farinha de Banana Verde: Aprenda Aqui!

Se você ficou interessado nos benefícios da farinha de banana verde, aprenda como fazê-la em casa de uma maneira fácil, rápida e simples:

Ingredientes:

  • 6 bananas verdes – banana prata.

Modo de Preparo:

  1. Tire a casca das bananas, corte-as em rodelas médias;
  2. Coloque em uma forma e leve até o forno em temperatura baixa;
  3. O ponto é quando a banana estiver bem seca, quase esfarelando;
  4. Tire as do forno e espere até que a forma fique mais fria;
  5. Coloque todas as rodelas no liquidificador e bata-as.

A farinha de banana verde está pronta e pode ser consumida até os próximos 20 dias.

Ela não contém glúten e pode ser consumida sem restrições. O indicado é que se consuma dentro de 20 dias. Em sua forma vendida em lojas de produtos naturais é necessário tomar cuidado com os conservantes presentes na fórmula.

Muitas pessoas utilizam a farinha da banana verde como substituta da farinha de trigo, por seu gosto ser neutro, fica muito bem em receitas de bolos, panquecas e muito mais.

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